NOSSAS REDES SOCIAS

Gastronomia

Torta de Banana com Canela e Merengue

Publicado

em

Torta de Banana com Canela e  Merengue

Massa

3 xícaras  de trigo
2 xicaras de açúcar
3 colheres de manteiga ou margarina
1 xicara e meia de Leite
1 colher de (sopa) de Fermento Químico

Recheio

1 kg de Banana

Advertisement

1 Lata de Leite condensado

3 Limões (suco espremido)

Merengue

4 Claras de ovos

Advertisement

Modo de fazer:

Massa

Advertisement

Bata o açúcar com a manteiga, depois acrescente o trigo,  colocando o leite aos poucos até ficar uma massa homogênea e por último o fermento químico. Unte uma assadeira  com manteiga e trigo.

Coloque a massa para assar o forno de 210° graus.

Retire do forno pré assada e coloque as bananas cortadas  em rodelas e uns pincelar com  manteiga e polvilhar com canela em pó.
Leve ao forno novamente.

Recheio
Em uma vasilha coloque o leite condensado com suco de 1 limão  até encorpar.
Retire a torta do forno e coloque o leite condensado encorpado até cobri a torta.

Merengue

Advertisement

O que é merengue? Simplesmente clara de ovo e açúcar batidos juntos! Um merengue pode ficar mais ou menos firme consoante a quantidade de açúcar adicionada e é utilizado sobretudo para rechear, confeitar e decorar sobremesas.

Chefe Fábio Mattos - Foto: Acervo Pessoal

Chefe Fábio Mattos – Foto: Acervo Pessoal

Existem várias receitas de merengue que diferem na dificuldade do preparo. Aqui mostro para você como fazer merengue francês, que é considerado o mais fácil de fazer. O merengue francês é mais cremoso e ideal para usar como cobertura de torta de limão merengada, por exemplo.

Se você está querendo conhecer todas as dicas e truques para conseguir um merengue perfeito, não procure mais, esta receita de merengue caseiro passo a passo e prepare sem erro!

Como fazer Merengue caseiro:

Comece por bater as claras em neve com a ajuda da batedeira elétrica ou planetária, adicionando o açúcar refinado pouco a pouco.

Dica: Se as claras de ovo estiverem geladas será mais fácil bater.

Chefe Fábio Mattos - Foto: Acervo Pessoal

Chefe Fábio Mattos – Foto: Acervo Pessoal

Quando as claras estiverem em ponto neve, ou seja, bem firmes, adicione o açúcar de confeiteiro também pouco a pouco enquanto bate. Continue batendo até obter um creme bem consistente e brilhante que forma picos, como na fotografia.

Dica: Se as claras demorarem para ficar em neve, junte o suco de limão ou o sal para acelerar o processo.

Advertisement
Chefe Fábio Mattos - Foto: Acervo Pessoal

Chefe Fábio Mattos – Foto: Acervo Pessoal

Este merengue de claras não é indicado para fazer suspiros crocantes, ele fica com consistência cremosa e é o tipo de merengue usado na torta de limão e noutras tortas merengadas, como estou usando nesta Torta de Banana. Por isso, coloque o merengue num saco de confeiteiro e use para confeitar suas tortas doces. Leve ao forno a 200ºC até dourar. E polvilhar com Canela em pó (Opcional)

Chefe Fábio Mattos - Foto: Acervo Pessoal

Chefe Fábio Mattos – Foto: Acervo Pessoal

“Sou fã de Canela,  então exagerei um pouco , pois ela da um toque especial , pois Banana com Canela, é um casamento perfeito,  aliás melhor que muitos outros casamento (hahahaha, brincadeira).”

Chefe Fábio Mattos - Foto: Acervo Pessoal

Chefe Fábio Mattos – Foto: Acervo Pessoal

Gosto de servir ela quente,  acho mais saborosa,  porém servida fria não tira a sua gostosura.

Dica: Não levar a geladeira,  para que a banana não escurecer. 

Chefe Fábio Mattos - Foto: Acervo Pessoal

Chefe Fábio Mattos – Foto: Acervo Pessoal

A origem da torta e suas variações ao redor do mundo

Os registros mais populares sobre a origem da torta dizem que ela surgiu na Grécia Antiga, onde era feita como oferenda para a Deusa Artêmis: a divindade da natureza, das plantações, da caça e da fertilidade. As tortas doces lhe eram entregues como um agradecimento pelas boas colheitas ou pelo nascimento de uma criança. Os recheios eram frutas e cereais, e o formato redondo, uma referência à Lua.

A origem festiva explica por que esse alimento é tão comum em aniversários, comemorações e reuniões. É consumido no mundo inteiro e cada país tem a sua particularidade e receita mais típica.

No Brasil, a torta é cozida no forno, feita com massa a base de farinha. Pode ser aberta ou fechada, doce ou salgada. E os recheios são os mais diversos: carne, frango, palmito, chocolate, frutas e vai até onde a imaginação deixar.

Em Portugal, o que eles conhecem como torta é um bolo enrolado, que aqui é chamado de rocambole. Na França, a torta mais famosa é a Tarte Tatin, uma torta de frutas que é assada ao contrário, com o recheio por baixo e que só revela sua beleza quando desenformada. A torta de maçã é famosa nos EUA, fazendo parte dos pratos típicos do Dia de Ação de Graças.

As receitas são as mais diversas e estão se tornando cada vez mais populares, principalmente porque as pessoas estão buscando por praticidade e qualidade. Na Torteria, temos diversos sabores de tortas doces e salgadas, além de quiches, cheesecakes, cookies e bolos. Todas as nossas receitas foram pensadas para levar aos nossos clientes um pouco desse carinho e festividade que esse tipo de alimento carrega em sua história.

Advertisement

Bom  Apetite!

Chef Fábio Mattos 

I Palestras I Cursos I Personal Chef

(98) 9 8433-1397

@cheffabiomattosoficial

Advertisement

Santa Gula Arte e Gastronomia 

Eventos Sociais I Eventos Corporativos

(11) 9 3900-5354

@santagulaarteegastronomia

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS