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Aviação de Luxo: Explorando o Crescimento no Cenário Brasileiro e Global com Dicas de Especialista

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O cenário da aviação no Brasil e global está constantemente em transformação, com aumento notável de passageiros em voos domésticos e internacionais. O Brasil destaca-se como potência aérea na América Latina, abrigando o aeroporto mais movimentado da região. Além disso, São Paulo, é reconhecida como a cidade com a maior frota de helicópteros do mundo, superando até mesmo Nova York, com um helicóptero pousando a cada 45 segundos. São Paulo é também a única cidade no mundo com uma equipe de tráfego aéreo dedicada exclusivamente para helicópteros.

O Brasil está também dedicado à inovação na aviação, exemplificado pelo acordo entre ANAC e FAA dos EUA para certificação de eVTOL, ou “carros voadores”. Essa busca pela inovação coloca o Brasil na revolução aérea, com a renomada Embraer desempenhando papel proeminente no setor aéreo.

O interesse em aviação executiva cresce a cada ano também, pois além do atrativo de evitar as complicações dos aeroportos comerciais, a jatos executivos oferecem uma experiência de viagem personalizada e eficiente. Possuir uma aeronave oferece a capacidade de criar um cronograma de voo personalizado e atende às necessidades individuais e empresariais, algo bastante atrativo para os super ricos e grandes corporações.

Adquirir uma aeronave pela primeira vez é uma jornada emocionante, cara e exige um planejamento cuidadoso, levando em consideração diversos fatores, conforme destaca David Hicks, um consultor de aviação, ex Brigadeiro General da Forca Aérea dos EUA, e piloto corporativo, nesta entrevista.

Enquanto servia como Brigadeiro General em sua distinta carreira na Força Aérea dos EUA, ele ocupou papéis críticos, comandando vários níveis de esquadrões, e supervisionou as forças dos EUA e da OTAN no desenvolvimento da Força Aérea Afegã.

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David Hicks também teve a experiência de operar aeronaves brasileiras da Embraer, como o A29 Super Tucano:

“Os Supertucanos da Embraer foram adquiridos pelos EUA para a Força Aérea Afegã e outros países devido à sua eficácia e baixo custo. Integrantes das Forças Armadas dos EUA treinaram os afegãos para pilotá-lo. É uma excelente aeronave para missões de ataque leve e também muito eficiente em termos de custos de operação.”

Entrando para a aviação executiva com facilidade, Hicks, que pilota um dos aviões executivos mais confortáveis e cobiçados, o Bombardier Global 6000 (351R$ Milhões) — experiência reforçada e comprovada por minha oportunidade de viajar nesse tipo de aeronave que realmente é espetacular. Com mais de 4.200 horas de voo militar e 1.000 horas de aviação privada, Hicks oferece uma perspectiva única que combina precisão militar com inovação civil.

Recentemente, ele participou da NBAA 2023 (Convenção Anual da Associação Nacional de Aviação Comercial) em Las Vegas no mês passado, um evento anual que apresenta novas tecnologias e aeronaves. Ele oferece uma visão do que está disponível para clientes corporativos e como a tecnologia está melhorando:

“Foi uma ótima oportunidade ver os avanços de tecnologias aéreas, como motores muito mais eficientes em termos de combustível, novos designs de aeronaves muito mais eficientes e econômicas com a inovação do design aerodinâmico. Assim também como as modificações dos interiores das aeronaves, em termos de layout para a cabine onde os passageiros estão. Os novos designs de cockpit torna as aeronaves mais fáceis, eficazes e eficientes de operar. 

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Evidentemente, tanto a aviação em geral como a aviação comercial estão evoluindo rapidamente. Assim como tudo no mundo moderno com novas tecnologias. Então, foi uma ótima oportunidade para ver que, enquanto o custo de possuir e manter uma aeronave é caro, a tecnologia está ajudando a reduzir alguns desses custos agora. E acredito que isso continuará a evoluir e tornar mais econômico para que mais pessoas possam voar e/ou adquirir uma aeronave no futuro.”

Uma expressão do lifestyle de luxo ao qual pessoas super ricas têm acesso é a possibilidade de possuir um avião particular disponível para tornar suas viagens mais fáceis. Porém, a aviação de luxo poderá se tornar mais acessível futuramente devido a uma combinação de fatores: avanços tecnológicos como citados acima, a crescente tendência de propriedade compartilhada de aeronaves, além do aumento da concorrência no setor e a inovação em modelos de negócios que também contribuem para tornar a aviação privada mais acessível para um público mais amplo:

“A maioria dos proprietários de aeronaves privadas geralmente se enquadram em uma de duas categorias: para aqueles que têm um negócio ou fazem parte do mundo corporativo, possuir uma aeronave privada os ajudam no deslocamento de seus executivos, tornando suas operações e seu tempo mais eficazes ou eficientes porque precisam se deslocar para diferentes locais onde o negócio está localizado ou têm um tipo de negócio que requer muitas viagens para seus principais executivos. Se torna mais fácil e eficiente se locomover na aviação privada/executiva em comparação com a comercial. 

O outro cliente principal é aquele cliente que, eu diria, alguém que adquiriu uma riqueza abundante, obviamente, e geralmente na casa dos milhões de dólares de riqueza. E então eles querem tornar suas viagens e de suas famílias mais fáceis. Então pode ser por motivos pessoais, para férias, ou por motivos de negócios, porem muitas vezes são para ambos, uma mistura de ambos. Conheço muitas pessoas, com aeronaves que as usam tanto para negócios quanto para uso pessoal, o que ajuda, obviamente, com impostos. Porque podem deduzir parte dos gastos com a aeronave nos impostos para fins comerciais.”

Também parece haver um aumento na propriedade compartilhada de aeronaves, correto?

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“A propriedade compartilhada também é definitivamente uma opção para alguém que não tem riqueza para possuir uma aeronave sozinho ou pode não usar uma aeronave (se tiver uma) com frequência suficiente para justificar sua propriedade exclusiva. Então você pode efetuar a compra fracionada de uma aeronave. Essa decisão se resume em firmar acordo com quem você faz a parceria fracionada. Perguntas como: quando, como e com qual frequência a aeronave será usada? Essas são realmente as perguntas que precisam ser respondidas e firmadas no acordo. Certamente é uma opção para alguém ou uma empresa que pode não ter a necessidade de possuir uma aeronave em tempo integral. Ou não tem a capacidade de comprar uma completa e unicamente por conta própria.”

Monomotor ou bimotor: Isso impacta a segurança? Tivemos vários acidentes no Brasil envolvendo pequenas aeronaves que geralmente são monomotores. É necessário focar em aeronaves bimotores ao considerar a compra de uma aeronave?

“Não! Honestamente, entre as aeronaves de motor único e de motor múltiplo: não há uma grande diferença do ponto de vista de segurança. O que realmente importa é como a aeronave é mantida, como são cuidadas, quem faz a manutenção na aeronave e quão detalhada é a manutenção, quem é responsável por ela. Manutenção é super importante! 

Eu não diria que uma aeronave monomotor é mais perigosa ou menos perigosa do que uma aeronave bimotor. Realmente se resume a como elas são mantidas e cuidadas. 

E obviamente outra coisa em relação à segurança é que, às vezes, as aeronaves com monomotor tendem a serem menores em tamanho, então muitas vezes, os pilotos que operam essas aeronaves podem ter menos experiência porque ainda estão aprendendo a voar. Talvez estejam ainda construindo carreira, e voando pequenos aviões, antes de voarem em aeronaves maiores, que muitas vezes possuem múltiplos motores. Portanto, às vezes, quando você ouve sobre esses acidentes com monomotores, são muitas vezes acidentes relacionados ao erro do piloto.

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Então, novamente, não tem necessariamente nada a ver com o tipo de motor da aeronave. É mais relacionado ao piloto e talvez à experiência do piloto, ou falha na manutenção.”

Falando sobre pilotos, para aqueles que estão comprando uma aeronave pela primeira vez e que estarão procurando contratar pilotos. O que eles devem considerar?

“A decisão na contratação de um piloto, depende do tempo que você pretende utilizar a aeronave: você precisa de um piloto dedicado em tempo integral à aeronave? Se você não for voar muito com essa aeronave, talvez não queira realmente contratar um piloto em tempo integral. Talvez uma opção melhor seria contratar um piloto em tempo fracionado. Há muitos pilotos ao redor do mundo que não trabalham para um único empregador. Eles trabalham por contrato, então você os contrata antecipadamente. 

Mas, se sua agenda é imprevisível, talvez você queira contratar um piloto em tempo integral para que ele esteja disponível para voar a aeronave quando necessário. Então, depende.

O nível de experiência é outro fator. Se você estiver contratando um piloto com contrato de horas fracionadas, obviamente você quer que esse piloto tenha muitas horas de voo no tipo de aeronave que você possui ou que o proprietário possui. 

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Se você estiver contratando alguém em tempo integral, você tem algumas opções. Pode optar por um ou dois pilotos que tenham muitas horas na aeronave e talvez um terceiro com menos tempo na aeronave.”

A manutenção deve estar sempre atualizada conforme regulamentações de conformidade e segurança de aeronaves. Os proprietários de aeronaves também devem levar em consideração os custos gerais implicados na manutenção, conforme enfatiza Hicks:

“Há várias coisas a se pensar ao analisar os custos operacionais de uma aeronave. Os pilotos são definitivamente um fator, quer você esteja pagando em tempo integral ou esteja contratando por hora. Você também precisa de um profissional  responsável pela manutenção da aeronave, e o mesmo se aplica: a manutenção é essencial independente se o indivíduo é contratado em tempo integral ou meio período, dependendo do quanto a aeronave será usada. Eu diria que a manutenção é tão importante quanto os pilotos. Você precisa de um mecânico de aeronaves que seja muito diligente, trabalhador, conheça bem o tipo da aeronave, assim também como conhecimento dos sistemas da aeronave e esteja realmente focado em garantir que o avião seja cuidado de maneira adequada, para garantir a segurança. Outras considerações: você vai manter o avião em um hangar? Então, você precisa alugar um espaço no hangar? Talvez precise comprar espaço no hangar para mantê-lo coberto quando não estiver em uso. Em seguida, todos os custos gerais que acompanham tudo isso: combustível, ferramentas, peças de reposição. 

Empresas especializadas oferecem diferentes programas que cobre manutenção. Garantia e seguro: o mesmo com os motores. Portanto, há muita coisa que entra em quão caro é operar uma aeronave após possuí-la, e varia completamente dependendo do tamanho da aeronave que você tem e, honestamente, o quanto você quer gastar com ela.”

As informações compartilhadas neste artigo, incluindo dicas para compradores de aeronaves pela primeira vez, derivam de uma entrevista com [David Hicks], com quem a autora possui uma relação pessoal.

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