NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Como melhorar o sistema imunológico?

Publicado

em

Médica orienta como deixá-lo mais forte no dia a dia

A imunologia é a área da biologia que mostra o complexo sistema de defesa do corpo contra organismos invasores e substâncias estranhas. A médica Flávia Cohen diz que o sistema imunológico desempenha um papel fundamental na proteção contra infecções, tumores e outras condições patológicas. A principal função é reconhecer e destruir agentes patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem causar doenças. Além disso, ele é responsável por eliminar células do corpo que sofreram mutações ou que não estão funcionando corretamente, incluindo células cancerígenas.

Cohen compartilha algumas práticas que podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico, destacando a importância da abordagem para manter a saúde geral, ajudando o corpo a se defender contra infecções e outras condições adversas.

Alimentação balanceada: Consuma uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Vitaminas e minerais: uma ingestão adequada como vitamina C, vitamina D, zinco e selênio desempenham papéis cruciais no suporte imunológico. Se necessário, considere a suplementação sob orientação médica.

Advertisement

Hidratação: Mantenha-se bem hidratado. A água é essencial para muitas funções do corpo, incluindo o sistema imunológico.

Atividades físicas: Pratique-as regularmente. O exercício moderado pode melhorar a circulação sanguínea, promover uma resposta anti-inflamatória e contribuir para a saúde imunológica.

Sono adequado: Priorize um sono de qualidade. O descanso é fundamental para a regeneração e fortalecimento do sistema imunológico.

Gerenciamento do estresse: Adote técnicas como meditação, ioga ou respiração profunda. O estresse crônico pode comprometer o sistema imunológico.

Evitar tabagismo e excesso de álcool: Reduza o consumo, pois essas substâncias podem prejudicar o sistema imunológico.

Advertisement

Manter boas práticas de higiene: Lave as mãos regularmente. Evite contato próximo com pessoas doentes e tenha bons hábitos de higiene para reduzir o risco de infecções.

Vacinação: Mantenha as vacinas em dia. Elas ajudam a prevenir várias doenças infecciosas.

Contato com a natureza: A exposição à natureza e à luz solar pode promover uma resposta imunológica saudável.

O fim do verão se aproxima, no entanto, a médica aponta que o calorão excessivo pode levar a desidratação severa e sintomas como dor de cabeça constante se tornam comuns. Ela ensina como calcular a quantidade ideal de água que devemos beber. Deve-se multiplicar o nosso peso por 35ml para chegarmos ao valor da ingestão diária.

Outro ponto interessante para o leitor é o consumo de chocolate. Mas será que ele pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico? “O chocolate 70%, aquele mais concentrado em cacau e por conseguinte em magnésio, em quantidade adequada, beneficia a nossa saúde”, comenta.

Advertisement
Dra. Flavia Cohen - Foto: Divulgação

Dra. Flavia Cohen – Foto: Divulgação

No consultório, Flávia conta que conversa com os pacientes sobre os benefícios de uma dieta equilibrada, com comida de verdade. “Desembale menos e descasque mais, assim como evitar industrializados e ultraprocessados, reduzir o consumo de açúcar e álcool. A prática da atividade física, seja ela qual for, é imprescindível. Um sono de qualidade e atividade que gerenciam o nosso estresse fazem parte”, explica. Depois dessa introdução sobre a importância da mudança no estilo de vida para melhorar a nossa saúde, Cohen parte para uma vasta avaliação laboratorial. “De acordo com as queixas clínicas do paciente, elaboramos o nosso tratamento”, finaliza.

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS