NOSSAS REDES SOCIAS

Notícias

A Prefeitura de São Paulo anunciou a convocação de mais de mil mulheres para o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs

Publicado

em

A Prefeitura de São Paulo anunciou a convocação de mais de mil mulheres da comunidade escolar para integrarem o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. A ação, que faz parte das comemorações pelo Mês da Mulher, ocorreu no último dia 8 de março, das 9h às 17h, no espaço aberto na Praça das Artes, localizada no Vale do Anhangabaú, na região central da cidade.

Foto Reprodução: Assessoria Prefeitura de SP

O programa, uma iniciativa das secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visa proporcionar geração de renda e qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As mulheres pré-selecionadas, que já haviam se inscrito no Programa Mães Guardiãs, assinaram um termo de compromisso e responsabilidade para ingressarem no POT.

Criado em 2021 para auxiliar na implementação dos protocolos sanitários durante a pandemia, o Mães Guardiãs integra o Programa Operação Trabalho e se consolidou como uma parte vital da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Após o período pandêmico, as mães passaram a desempenhar um papel essencial no combate à evasão escolar e na promoção de um ambiente escolar saudável.

Foto Reprodução: Assessoria Prefeitura de SP

As Mães Guardiãs têm como principais atribuições o acompanhamento da frequência escolar, visitas domiciliares em casos de irregularidades na frequência, promoção da convivência escolar positiva, fortalecimento da atuação familiar, defesa dos direitos humanos e auxílio na implementação dos protocolos sanitários.

Além disso, algumas dessas mulheres também atuam como Mães Guardiãs da Alimentação Escolar, conscientizando as crianças sobre hábitos alimentares saudáveis e promovendo a cultura de paz e educação ambiental.

Como incentivo, as participantes do programa recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.482,60 para trabalhar seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

A iniciativa destaca o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover a inclusão e oferecer oportunidades de trabalho e qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Advertisement

Colunista: Daniel Steve

Instagram@jornalistadanielsteve

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS