Notícias
Especialista comenta a relação da inteligência emocional com o setor de vendas
A inteligência emocional ajuda a lidar melhor com essa pressão, mantendo o foco nas soluções e nos objetivos em longo prazo; autocontrole e empatia são duas habilidades cruciais
Segundo o gestor empresarial Mateus Machry, o desenvolvimento da inteligência emocional para um vendedor é o processo profundo de autoconhecimento e de prática contínua. O primeiro passo é reconhecer as próprias emoções, entender como elas influenciam o seu comportamento e as suas decisões. A partir disso o vendedor pode aprender a treinar a empatia, tentando ver o mundo pela perspectiva do cliente, o que melhora a comunicação e aumenta as chances de sucesso nas vendas. A prática de técnicas de mindfulness e de desenvolvimento de resiliência também ajuda a controlar os impulsos emocionais e manter o foco, especialmente em decisões de pressão.
O especialista diz que as escolhas que o vendedor faz durante períodos estressantes têm impacto no objetivo maior, pois as vendas em si são uma área com metas claras e muitas vezes desafiadoras, o que pode gerar um estresse. Durante esses momentos, as decisões dos vendedores tendem a ser mais impulsivas e menos estratégicas se ele não tiver o controle emocional.
Conforme Mateus, vendedores que tomam decisões baseadas no estresse, podem agir de forma defensiva, perder oportunidades e até prejudicar a relação com o cliente. “O impacto dessas escolhas se reflete em longo prazo, comprometendo os objetivos maiores de construir um relacionamento sólido e manter o desempenho consistente”, ressalta.
Habilidades
Autocontrole: é a capacidade que o vendedor tem de gerenciar as próprias emoções. É fundamental para manter a calma e a clareza de raciocínio, especialmente durante as negociações difíceis e períodos de estresse.
Empatia: é o processo de conseguir entender o que o cliente sente, pensar a partir da perspectiva dele. Isso facilita a comunicação e cria um ambiente de confiança.
Resiliência: é a habilidade de se recuperar rápido perante todos os desafios ou rejeições. É essencial nas vendas, onde os “nãos” são muito comuns no dia a dia.
Autoconhecimento: é o saber identificar as próprias emoções e reconhecer como elas afetam o seu comportamento que permite ao vendedor ajustar a sua abordagem de forma mais eficaz, dependendo da situação que ele encontra.
Comunicação: um vendedor emocionalmente inteligente sabe se comunicar de maneira clara e assertiva, pois ele transmite segurança ao cliente.
Inteligência emocional é fundamental para o sucesso das vendas
Machry explica que o setor comercial lida constantemente com pessoas — é preciso compreender o que sentem e como reagem, sendo essencial nesse processo —. Um vendedor emocionalmente inteligente consegue entender o cliente em um nível mais profundo, permitindo adaptar a abordagem de maneira personalizada e estratégica para cada situação que o vendedor vai encontrar. “Isso não apenas constrói a confiança entre as partes, mas também cria conexões genuínas, que são primordiais para fechar as vendas. Além disso, a inteligência emocional permite que o vendedor gerencie as suas próprias emoções, principalmente em situações estressantes e, assim, garantindo uma performance mais estável e positiva”, aponta.
Quando se trata de vendas, Machry lembra que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas necessárias para vender, já que no final das contas, vender é uma interação entre pessoas. Como ele pontua, um vendedor que sabe se relacionar, criar uma relação, estabelecer confiança com seus clientes, gera vínculos mais fortes e profundos. “Esses vínculos facilitam a conversão e a fidelização desses clientes. Já as habilidades sociais permitem que o vendedor lide com várias personalidades de clientes, adaptando sua abordagem para diferentes perfis. Isso aumenta a eficácia do fechamento das vendas e tem um resultado positivo em longo prazo”, salienta.
Técnicas para treinar inteligência emocional no setor de vendas
De acordo com Machry, uma das técnicas mais eficazes utilizadas por ele em treinamentos é a prática de feedback. Ele conta que o vendedor recebe o retorno de seus supervisores ou colegas, e consegue entender melhor como as emoções afetam sua performance e como é possível melhorá-las.
A técnica role-playing consiste na simulação de vendas. Cria-se cenários permitindo ao vendedor praticar situações de alta pressão — às vezes ele não está preparado e são feitos testes para aprimorar a sua capacidade de controle emocional e empatia.
Outra técnica é o mindfulness, que ajuda a aumentar a consciência das emoções naquele momento. “A gente faz esse treinamento que permite o vendedor reagir de maneira mais calma e focada em todas as situações desafiadoras que ele pode enfrentar”, finaliza.
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Gabriela Schwan é nomeada a nova embaixadora do turismo em Caxias do Sul
-
Famosos1 ano atrás
Gabriele Garcia: A Dualidade da Força e Sensibilidade no Mundo Moderno
-
Famosos10 meses atrás
Mariana Coimbra: A Jovem Talento que Encanta São Paulo e Almeja o Estrelato Internacional
-
Famosos1 ano atrás
Anikelly Barros Nunes de Oliveira: Talentosa, Linda e Pronta para Conquistar Miss São Paulo Teen 2023
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Felipe Maduro: Jornalista Revoluciona a Carreira de Artistas
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Famosos1 ano atrás
Nasce Mavie, filha de Neymar com Bruna Biancardi, diz jornalista
-
Notícias1 ano atrás
Como superar um Encontro Fracassado
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Beleza1 ano atrás
Fernanda Souza: Transformando “Estética & Beleza em Arte e Bem-Estar”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Famosos10 meses atrás
João Pedro Nicolucci: Jovem Talento Paulista Brilha como Ator e Modelo em ‘Em Busca do Tesouro’ no SBT
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Micheli Barros: Revolucionando a Beleza com Mega Hair em Balneário Camboriú
-
Notícias1 ano atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Famosos1 ano atrás
Adão Ferreira: Uma Jornada de Milagres e Superação na Fé
-
Famosos10 meses atrás
Mateus Rodrigues: Do Interior de Colina SP para os Palcos da Capital Paulista
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Ingrid Desirée: A Visagista do Mega Hair