NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Especialista diz que o melhor tratamento para emagrecer precisa ter início, meio e fim

Publicado

em

Luiza Possi e Kelly Clarkson - Foto divulgação

É importante ver as questões de emagrecimento sem olhar diretamente para uma meta inteira

A biomédica e nutricionista Andreia Argente explica que a maioria das pessoas erra quando pensa que, por exemplo, precisa emagrecer 30 quilos. Ela conta que precisa, sim, olhar para essa meta inteira, mas dividi-la em etapas, associando ao momento de vida, percebendo as três fomes (da alma, de gente e do corpo), porque os desafios do cotidiano vão acontecer. “A gente precisa considerar isso no momento em que é feito o tratamento para emagrecer. Então, o mais adequado é aquele que vai trabalhar essas três fomes, entendendo as necessidades, o contexto social, econômico e emocional de cada uma das etapas”, aponta.

Os riscos da medicação

As cantoras Luiza Possi e Kelly Clarkson são personalidades famosas que admitiram publicamente o uso de remédio para emagrecimento. No entanto, Andreia comenta que muitas pessoas, ao utilizarem o medicamento para emagrecer, fazem a correlação ao efeito rebote — ficam pior do que o estado inicial, já que elas ignoram as questões dos efeitos colaterais.

A nutricionista alerta que é bastante arriscado qualquer tratamento com medicação sem ajuda profissional. “Eu não acredito no emagrecimento sem acompanhamento muito preciso. Algumas pessoas chamam de acompanhamento voltar ao profissional mensalmente. Em um mês acontecem tantas coisas e situações que as pessoas ficam sozinhas e vulneráveis. Quando entendemos que engordar e emagrecer são multifatoriais, tudo deve ser visto”, ressalta.

Os perigos das dietas rápidas

Andréia lembra que as dietas de emagrecimento rápido também apresentam riscos à saúde, como a restrição de vitaminas, micronutrientes e macronutrientes. Ela observa que a pessoa pode, sim, adoecer por não ter uma estratégia alimentar de forma correta e coerente. “É muito complicado pegar a dieta da amiga, a dieta da internet, a dieta da famosa. É algo que não funciona. A nossa mente é muito poderosa, e você acaba condicionando a sua vida a partir do que você acredita”, reforça.

Advertisement
Dra. Andréia Argente - Foto divulgação

Dra. Andréia Argente – Foto divulgação

A especialista esclarece que para emagrecer com saúde, além do acompanhamento especializado com um profissional capacitado, o indivíduo precisa entender e abdicar daquilo que o fez engordar e o que está lhe mantendo no sobrepeso. “Enquanto isso não for tratado genuinamente, a gente pode desconsiderar completamente a possibilidade de um emagrecimento que vai se manter ao longo dos anos”, finaliza.

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS