Saúde
Médico afirma que a dor não é o único sintoma da fibromialgia
Especialista diz que o diagnóstico da doença é tardio e pode levar até três anos
Segundo o médico Leandro Miranda (CRM-SP 209.780), pós-graduado em Medicina da Dor pela Universidade de São Paulo (USP), a fibromialgia dói no corpo todo, é bem espalhada em várias localizações, principalmente fora da articulação, e existe associação dessa dor a outros fatores.
A doença é caracterizada por dores musculares generalizadas, fadiga, problemas de memória e concentração, alterações de humor e sono não reparador. O especialista comenta que a fibromialgia é a junção desses sintomas associados à dor, sem uma causa específica determinante.
Leandro destaca que é possível conviver com a fibromialgia. Ele diz que não adianta tratar o problema somente com medicações, mas é preciso entrar com suplementação, nutracêuticos-são substâncias modernas, com muito menos efeito colateral, que já mostram um resultado na doença. “Quando esse paciente está controlado, entramos com atividade física, psicoterapia, altera a rotina de sono. Quando a gente tem sucesso em todas essas áreas, o indivíduo convive superbem com a fibromialgia”, aponta.
Diagnóstico
O médico esclarece que o diagnóstico é clínico, baseado no relato do paciente durante a consulta, como o que pode estar associado à dor, as alterações de humor, sono e memória. Leandro pontua que se a dor está fora das articulações migratórias, é ligada ao estresse, principalmente em mulheres com mais de 40 anos, é possível diagnosticar a fibromialgia. Na maioria das vezes, conforme o especialista, a doença é diagnosticada tardiamente, pois as dores provocadas pela fibromialgia levam às pessoas a buscarem ortopedistas e reumatologistas.
Contudo, Leandro enfatiza que existe dificuldade de muitos profissionais olharem com atenção para esse paciente. Ele explica que, geralmente, é pedido um exame, e se não indicar nada, a pessoa é encaminhada, por exemplo, à fisioterapia. Mas, se depois de um tempo essa dor não melhorar, o paciente entende que algo está errado e procura outro médico para reavaliar o diagnóstico.
Mulheres são mais vulneráveis
Dados da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED), de 2022, mostram que 3% da população brasileira sofre com dores físicas intensas e incapacitantes da fibromialgia, além de outros sintomas. O estudo também revela que 90% dos casos diagnosticados afetam mulheres na faixa dos 25 aos 50 anos.
De acordo com o especialista, não se tem uma causa exata para a incidência no sexo feminino. No entanto, o médico acredita que a fibromialgia tem associação com o quadro de estresse na vida da mulher moderna. “Ela tem jornada dupla de trabalho, cuida da casa, dos filhos, está submetida ao ambiente mais estressante, que vai levá-la a sentir e a expressar. Muitas vezes, ela não trata rápido a dor”, pontua. Além disso, quanto mais tempo se cronifica, existe maior sensibilização central, ou seja, o cérebro se acostuma com essa dor.
Tratamento
Leandro ressalta que são múltiplas formas de tratamento para a fibromialgia. O médico reforça que o paciente precisa ter um acompanhamento contínuo, com um profissional que olha todas as doses dos remédios, os efeitos colaterais, qual o horário da medicação, o motivo de não o tomar ou se vai trocar os remédios. Somando-se a isso, é fundamental uma boa equipe de fisioterapia, psicólogo, tecnologias pontuais, como máquinas modernas para tratar pontos específicos de dor. Para o especialista, quando o paciente faz adesão dessas formas de cuidados citadas acima, existe a possibilidade de êxito no tratamento.
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Gabriela Schwan é nomeada a nova embaixadora do turismo em Caxias do Sul
-
Famosos1 ano atrás
Gabriele Garcia: A Dualidade da Força e Sensibilidade no Mundo Moderno
-
Famosos9 meses atrás
Mariana Coimbra: A Jovem Talento que Encanta São Paulo e Almeja o Estrelato Internacional
-
Famosos1 ano atrás
Anikelly Barros Nunes de Oliveira: Talentosa, Linda e Pronta para Conquistar Miss São Paulo Teen 2023
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Felipe Maduro: Jornalista Revoluciona a Carreira de Artistas
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Famosos12 meses atrás
Nasce Mavie, filha de Neymar com Bruna Biancardi, diz jornalista
-
Notícias1 ano atrás
Como superar um Encontro Fracassado
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Beleza1 ano atrás
Fernanda Souza: Transformando “Estética & Beleza em Arte e Bem-Estar”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Famosos8 meses atrás
João Pedro Nicolucci: Jovem Talento Paulista Brilha como Ator e Modelo em ‘Em Busca do Tesouro’ no SBT
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Micheli Barros: Revolucionando a Beleza com Mega Hair em Balneário Camboriú
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Notícias12 meses atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Famosos11 meses atrás
Adão Ferreira: Uma Jornada de Milagres e Superação na Fé
-
Famosos9 meses atrás
Mateus Rodrigues: Do Interior de Colina SP para os Palcos da Capital Paulista
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Ingrid Desirée: A Visagista do Mega Hair