NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

“Não existe fracasso na dieta, existe desistência”, aponta nutricionista

Publicado

em

Foto divulgação

Especialista desfaz crenças sobre o emagrecimento

Para a nutricionista Camilla Simões, crença limitante dentro do emagrecimento é aquilo que a pessoa acredita como verdade. Ela exemplifica com o caso de um indivíduo que vive em um ambiente familiar cuja maioria sofre com o sobrepeso. Quando esta pessoa decide fazer dieta, surgem comentários dizendo que aquele é seu biotipo e o esforço não vai adiantar, limitando antes mesmo de começar o processo.

Camilla diz que a crença limitante age dentro da mente, bloqueando o desenvolvimento do resultado e colocando empecilhos. “Automaticamente, você não consegue levar uma dieta até o final. Por quê? Toda vez que você reforça essa crença, desistindo e furando a dieta, não indo para o exercício físico, você fala que não consegue emagrecer. As crenças limitantes bloqueiam os pacientes de desenvolverem atividades diferentes do que estão acostumados, porque eles não acreditam que terão resultado. Então, uma vez que são identificadas, é possível trabalhar para criar crenças positivas”, explica.

A especialista observa que existem diversas crenças na vida das pessoas e isso acaba moldando o modo de agir. Ela conta que a crença limitante é formada a partir da repetição de afirmações. “Se eu ficar falando o tempo inteiro que eu não consigo emagrecer, vou criar uma crença de que eu não consigo emagrecer, então, não vou nem tentar. Mas isso é um mecanismo inconsciente. Quando você vir, já está agindo assim. Quando a gente se aprofunda na raiz de cada comportamento do paciente, identificamos essas crenças e usamos algumas técnicas para modifica-las”, salienta.

A nutricionista também chama a atenção que a ansiedade por si só não engorda ninguém, no entanto, o detalhe está no que é feito com este sentimento. “Todo sentimento gera uma ação, mas esse veio de um pensamento. A gente trabalha no autocontrole do paciente, entretanto, tudo surge de uma crença”, lembra.

Advertisement

Outra crença compartilhada é a questão do tempo para cozinhar de quem está fazendo dieta. Ela esclarece que foi criado algo negativo em torno dessa palavra. “É cultural. Subentende- se que fazer dieta é abrir mão de tudo o que gosta. Associa-se ao sofrimento. Isso é uma crença. Escuto muito isso dos pacientes”, pontua.

Dra. Camilla Simões - Foto divulgação

Dra. Camilla Simões – Foto divulgação

A especialista comenta que usa bastante a frase “descascando o paciente”. O objetivo é fazer o paciente pensar sobre cada crença, cada sentimento e ressignificar para agir de maneira congruente com seu objetivo final! Esse tipo de conduta pode ser aplicado em todas as areas da vida, em consultório utilizo muito no emagrecimento pois é o meu lugar de fala enquanto nutricionista. Parar para pensar é fundamental durante o processo de perda de peso, agir por impulsos só vai atrasar os resultados”, destaca.

Autoconhecimento

Camilla acredita que o autoconhecimento é um ponto fundamental para que o indivíduo compreenda os motivos de não conseguir emagrecer, como hábitos ruins, alimentação inadequada, falta de atividade física. “As pessoas mentem para si. Elas arrumam muletas o tempo inteiro para se apoiar. É importante fazer uma leitura do comportamento de uma que emagreceu, e entender o que eu não estou fazendo. Para mudar isso, é preciso estar disposta a reconhecer e entender que essas crenças necessitam ser trabalhadas para que o resultado venha, porque, inconscientemente, ela vai voltar a ter comportamentos que levam a engordar”, orienta.

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS