NOSSAS REDES SOCIAS

Cultura

Obras de arte podem transformar a atmosfera de um ambiente

Publicado

em

Foto divulgação

Artista plástico garante que jamais conseguirá fazer duas peças iguais porque, mais que uma decoração, suas peças são únicas e exclusivas

Segundo o artista plástico Célio Olímpio, o poder de transformação de uma obra de arte pode ser percebido quando as atenções são voltadas para ela. Isso quer dizer que a energia da técnica Metalglass trabalhada por Célio — minerais são utilizados para colorir o vidro, à base de calor, recorrendo a metais como ouro e prata — é perceptível de imediato. Ele explica que as mutações de cores e formas já são sentidas no primeiro olhar, graças à alquimia, que tem este poder de atração. “A fusão dos pigmentos de ouro, prata e o fogo consegue proporcionar as mais fantásticas viagens do seu consciente”, pontua.

Cores

As cores da arte podem dizer muito do ambiente. O artista plástico conta ser fascinado pela tonalidade Blue Sky. De acordo com ele, a paz transmitida aos ambientes é impressionante, pois a leveza, o bem-estar transporta os apreciadores da arte para outra atmosfera. Célio destaca que a fascinação provocada pelas criações consegue deixá-lo no espaço por horas. Por exemplo, se o trabalho foi produzido em cima de Odisseias, de uma única cor, a tendência é que surjam cores mais sóbrias.

Ele cita que desenvolveu um painel gigante para uma galeria de Portugal, em Lisboa, na cor preta, com muitos pigmentos de ouro, que leva os indivíduos para os buracos negros do infinito do universo. “A intenção não era esta, mas quando terminei de instalar, percebi que a viagem das pessoas era a mesma que a minha. Tem outro trabalho para um maestro em São Paulo, numa Odisseia Azul que leva para as profundezas dos oceanos. A transformação que as cores provocam é simplesmente fantástica”, afirma.

O cliente e o artista

Perguntamos ao artista plástico se ele costuma sugerir algo quando o cliente encomenda uma obra de arte. Célio diz que não interfere porque não se sabe o que vai surgir durante o processo criativo. Ele ressalta que o resultado e a exuberância do que sairá é maior que a expectativa criada.

Advertisement
O artista plástico Célio Olímpio - Foto divulgação

O artista plástico Célio Olímpio – Foto divulgação

Conforme o artista, cada produção tem uma surpresa no final, principalmente pela fisionomia de espanto provocada nas pessoas ao receber a obra de arte. Ele também enfatiza o respeito pelo fogo, o responsável direto no resultado do seu trabalho.

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS